domingo, 17 de junho de 2012

Aula do dia 14/06 (A HISTÓRIA DO CINEMA)

A ORIGEM DO CINEMA


A preocupação do homem em registrar o dinamismo do cotidiano é muito antiga. As pinturas rupestres são mostra disto.


O teatro de sombras, dos chineses, é tido como um dos precursores do cinema atual.


O cinema é uma arte poderosa, fonte de entretenimento e destinado a educar ou doutrinar. Pode-se tornar um método eficaz de influenciar os cidadãos.
A invesão do cinema, entretanto, não pode ser tido como merito de uma pessoa ou, de um pais. É realidade hoje devido a curiosidade e trabalho de muita gente em diferentes paises. 

 
Câmara escura 

Seu princípio é enunciado por Leonardo da  Vinci, no século XV. O invento é desenvolvido pelo físico napolitano Giambattista Della Porta, no século XVI, que projeta uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da caixa.
   

Lanterna mágica  



Criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII, baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projeta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.

"Similar a um projetor"

Como fazer uma em casa:



JOGOS OPTICOS


O Taumatrópio 





 foi inventado pelo médico e físico inglês John Ayron em 1827 e é constituído por um disco de cartão com uma imagem numa face e na outra face uma imagem diferente invertida. Prendendo um elástico ou fio a cada extremidade do disco, faz-se rodar o disco rapidamente, tendo-se a ilusão de que as duas imagens se juntam.





O Fenacistoscópio 


 inventado em 1831 por Joseph Plateau foi o primeiro brinquedo óptico capaz de mostrar figuras/desenhos em movimento. Neste brinquedo, o movimento é desdobrado em sucessivos desenhos obtendo-se uma ilusão perfeita do movimento. É constituído por um grande disco de cartão com ranhuras próximas da periferia alternadas com desenhos entre elas. É rodado em torno de um eixo fixo a um suporte e olha-se através das ranhuras em direcção a um espelho, com as imagens voltadas para este, obtendo-se uma percepção de movimento pela sucessão das diferentes imagens. 

O Zootrópio 



patenteado em 1867 por Milton Bradley, foi idealizado para o estudo científico de objectos e imagens em movimento, tornando-se um dos brinquedos ópticos mais popular. É constituído por um cilindro com um determinado número de ranhuras no bordo superior com espaços iguais entre elas. Na face interior do cilindro colocam-se faixas com desenhos de movimentos desdobrados e movimentando-o , através da sua rotação, é possível observar através das ranhuras um movimento contínuo. Na sua essência, este brinquedo não está muito longe do princípio básico do cinema.




O Flipbook 



surge em 1868 e é um dos mais simples e atual dos brinquedos ópticos, constituído por um bloco de folhas onde se desenham diversas posições elementares de um motivo em movimento, que se pode animar folheando rapidamente, do fim para o início do bloco, dando-nos a ilusão perfeita do movimento.


 
Praxinoscópio 


 Aparelho que projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). A princípio uma máquina primitiva, composta por uma caixa de biscoitos e um único espelho,
o praxinoscópio é aperfeiçoado com um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a realização de truques que dão a ilusão de movimento.

 


Fuzil fotográfico  

Em 1878 o fisiologista francês Étienne-Jules Marey desenvolve o fuzil fotográfico: um tambor forrado por dentro com uma chapa fotográfica circular. Seus estudos se baseiam na experiência desenvolvida, em 1872, pelo inglês Edward Muybridge, que decompõe o movimento do galope de um cavalo. Muybridge instala 24 máquinas fotográficas em intervalos regulares ao longo de uma pista de corrida e liga a cada máquina fios que atravessam a pista. Com a passagem do cavalo, os fios são rompidos, desencadeando o disparo sucessivo dos obturadores, que produzem 24 poses consecutivas.




Cronofotografia 



Pesquisas posteriores sobre o andar do homem ou o vôo dos pássaros levam Étienne-Jules Marey, em 1887, ao desenvolvimento da cronofotografia a fixação fotográfica de várias fases de um corpo em movimento, que é a própria base do cinema.


Cinetoscópio 

 
O norte-americano Thomas Alva Edison inventa o filme perfurado. E, em 1890, roda uma série de pequenos filmes em seu estúdio, o Black Maria, primeiro da história do cinema. Esses filmes não são projetados em uma tela, mas no interior de uma máquina, o cinetoscópio – também inventado por Edison um ano depois. Mas as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez. 


Cinematógrafo

A partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio, os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizam o cinematógrafo em 1895. O aparelho – uma espécie de ancestral da filmadora – é movido a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público. O nome do aparelho passou a identificar, em todas as línguas, a nova arte (ciné, cinema, kino etc.)

 
 
 OS PRIMEIROS FILMES:
Saída dos operários da fábrica:             A chega do trem a estação:




REFERENCIAS:

TEXTO:
1. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-cinema/historia-do-cinema-1.php ACESSO EM 17/06/2012.

2. http://www.webcine.com.br/historia1.htm ACESSO EM 17/06/2012. 

IMAGEM:
 

Um comentário: