A ORIGEM DO CINEMA
A preocupação do homem em registrar o dinamismo do cotidiano é muito antiga. As pinturas rupestres são mostra disto.
O cinema é uma arte poderosa, fonte de entretenimento e destinado a educar ou doutrinar. Pode-se tornar um método eficaz de influenciar os cidadãos.
A invesão do cinema, entretanto, não pode ser tido como merito de uma pessoa ou, de um pais. É realidade hoje devido a curiosidade e trabalho de muita gente em diferentes paises.
Câmara escura
Seu princípio é enunciado por Leonardo
da Vinci, no século XV. O invento é desenvolvido pelo físico napolitano Giambattista Della Porta, no século
XVI, que projeta uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma
lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos
exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da
caixa.
Lanterna mágica
Criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII, baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projeta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.
"Similar a um projetor"
Como fazer uma em casa:
JOGOS OPTICOS
O Taumatrópio
foi inventado pelo médico e físico inglês John Ayron em 1827 e é constituído por um disco de cartão com uma imagem numa face e na outra face uma imagem diferente invertida. Prendendo um elástico ou fio a cada extremidade do disco, faz-se rodar o disco rapidamente, tendo-se a ilusão de que as duas imagens se juntam.
O Fenacistoscópio
inventado em 1831 por Joseph Plateau foi o primeiro
brinquedo óptico capaz de mostrar figuras/desenhos em movimento. Neste
brinquedo, o movimento é desdobrado em sucessivos desenhos obtendo-se uma
ilusão perfeita do movimento. É constituído por um grande disco de cartão com
ranhuras próximas da periferia alternadas com desenhos entre elas. É rodado em
torno de um eixo fixo a um suporte e olha-se através das ranhuras em direcção a um espelho, com as
imagens voltadas para este, obtendo-se uma percepção de movimento pela sucessão
das diferentes imagens.
O Zootrópio
patenteado em 1867 por Milton Bradley, foi idealizado para
o estudo científico de objectos e imagens em
movimento, tornando-se um dos brinquedos ópticos mais popular. É constituído
por um cilindro com um determinado número de ranhuras no bordo superior com
espaços iguais entre elas. Na face interior do cilindro colocam-se faixas com
desenhos de movimentos desdobrados e movimentando-o , através da sua rotação, é
possível observar através das ranhuras um movimento contínuo. Na sua essência,
este brinquedo não está muito longe do princípio básico do cinema.
O Flipbook
surge em 1868 e é um dos mais simples e atual dos
brinquedos ópticos, constituído por um bloco de folhas onde se desenham
diversas posições elementares de um motivo em movimento, que se pode animar
folheando rapidamente, do fim para o início do bloco, dando-nos a ilusão
perfeita do movimento.
Praxinoscópio
Aparelho que
projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo
francês Émile Reynaud (1877). A princípio uma máquina primitiva, composta por
uma caixa de biscoitos e um único espelho,
o praxinoscópio é aperfeiçoado com
um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A multiplicação
das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a
realização de truques que dão a ilusão de movimento.
Fuzil fotográfico
Em 1878 o
fisiologista francês Étienne-Jules Marey desenvolve o fuzil
fotográfico: um tambor forrado por dentro com uma chapa fotográfica circular.
Seus estudos se baseiam na experiência desenvolvida, em 1872, pelo inglês
Edward Muybridge, que decompõe o
movimento do galope de um cavalo. Muybridge instala 24 máquinas fotográficas em intervalos
regulares ao longo de uma pista de corrida e liga a cada máquina fios que
atravessam a pista. Com a passagem do cavalo, os fios são rompidos,
desencadeando o disparo sucessivo dos obturadores, que produzem 24 poses
consecutivas.
Cronofotografia
Pesquisas posteriores sobre o andar do homem ou o vôo dos pássaros levam Étienne-Jules Marey, em 1887, ao desenvolvimento da cronofotografia a fixação fotográfica de várias fases de um corpo em movimento, que é a própria base do cinema.
Pesquisas posteriores sobre o andar do homem ou o vôo dos pássaros levam Étienne-Jules Marey, em 1887, ao desenvolvimento da cronofotografia a fixação fotográfica de várias fases de um corpo em movimento, que é a própria base do cinema.
Cinetoscópio
O norte-americano Thomas Alva Edison inventa o filme perfurado. E, em 1890, roda uma série de pequenos filmes em seu estúdio, o Black Maria, primeiro da história do cinema. Esses filmes não são projetados em uma tela, mas no interior de uma máquina, o cinetoscópio – também inventado por Edison um ano depois. Mas as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez.
O norte-americano Thomas Alva Edison inventa o filme perfurado. E, em 1890, roda uma série de pequenos filmes em seu estúdio, o Black Maria, primeiro da história do cinema. Esses filmes não são projetados em uma tela, mas no interior de uma máquina, o cinetoscópio – também inventado por Edison um ano depois. Mas as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez.
Cinematógrafo

OS PRIMEIROS FILMES:
Saída dos operários da fábrica: A chega do trem a estação:
REFERENCIAS:
TEXTO:
1. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-cinema/historia-do-cinema-1.php ACESSO EM 17/06/2012.
2. http://www.webcine.com.br/historia1.htm ACESSO EM 17/06/2012.
IMAGEM:
perfeito!!
ResponderExcluirme ajudou muito.. obg